Ed. 12 — Aquela edição em que pedimos votos + fazemos anúncios
O Prêmio LeBlanc está aí, e temos candidatos para a competição! E também temos avisos sobre lançamentos atuais e futuros.
Olá, todo mundo!
Começamos esta edição com uma perguntinha: você já votou no Prêmio LeBlanc? Se não votou ainda, gostaríamos de apresentar nossos candidatos na categoria de Literatura Fantástica:
Se tem uma coisa da qual esta nave-estante se orgulha, é do material que produzimos. Dá trabalho, passamos nervoso com o algoritmo, sempre achamos vírgulas que não deveriam estar onde estão meses depois que o livro foi para venda… Mas vale a pena.
A busca da DB é sempre por abordagens inusitadas e bem executadas dos temas clássicos da ficção especulativa. E issso ficou bem claro com os lançamentos de 2021: apocalipse zumbi misturado com romance aquileano (Nada é tão romântico quanto o fim do mundo), Indiana Jones + Martinho da Vila + aquecimento global levado às últimas consequências (O Rio que passou em minha vida), o máximo de horror em um mínimo de páginas em um cenário claustrofóbico e familiar, nos dois sentidos da palavra (Farol da Névoa), e onze histórias de uma escola onde a lição de casa é quem pode comer o cachorro (As Artes Mágicas do Ignoto, em parceria com a ed. Corvus).
O sistema do Prêmio LeBlanc é dividido em duas partes: primeiro, vale a indicação do público via email; depois um júri técnico analisa os mais votados. Por isso, só podemos contar com os votos do leitores, de seus amigos e parentes (e dos parentes dos amigos e amigos dos parentes também.)
Se você curtiu algum dos livros da DB em 2021, considere indicá-lo no Prêmio LeBlanc. A votação popular vai até o dia 22 de agosto… E toca cruzar os dedos até lá!
A Outra Máquina, lançamento mais recente da casa, está disponível na livraria virtual mais próxima do seu browser. A Fantasia Científica de Márcio Moreira mistura pesquisas de mestrado, poesia em versos livres, roteiros de cinema e muita, muita confusão para contar a história de um cientista que procura resolver seu coração partido com a ajuda de uma máquina do tempo…
…Só que o Tempo não parece muito a fim de ajudá-lo em sua missão, o que complica muito as coisas.
A melhor coisa para entender esta trama é ler o livro. A segunda melhor é ouvir o autor falar sobre ela — e isso, você pode fazer checando o mais recente episódio do podcast da nave-estante, o Eis a Questão. Contém Marília Mendonça, H.G. Wells e alguns diagnósticos que surpreenderam o autor da trama…!
Avisos futuros que chegam primeiro ao público assinante: temos mais lançamentos planejados para este ano/começo do ano que vem. Aos fãs de Fantasia e Horror em cenários nacionais, fiquem ligados que vem aí (pessoal da Ficção Científica, aguardem que 2023 tem coisas maravilhosas esperando por vocês, entre continuações e novidades no radar.)
Como alguns devem ter percebido, não abrimos chamada de textos em 2022. E é muito provável que não iremos abrir chamada ano que vem tampouco, por dois motivos.
O primeiro deles é que recebemos muita coisa boa na última chamada, e trabalhar esse material com o cuidado que ele merece demanda tempo. Preferimos lançar poucos títulos por ano para continuar a ter muito orgulho do trabalho feito em cada um deles.
O segundo motivo deriva do primeiro: a editora é pequena, mas não é a única atividade das pessoas envolvidas no processo. Como o tempo é curto, é preciso priorizar os textos que já temos. E não é porque estão na nossa mesa, mas… Olha, são histórias muito boas mesmo. Então, vale a pena esperar.
Até lá, fica o lembrete de que nosso catálogo está disponível em todas as livrarias eletrônicas — e fiquem atentos, porque novidades incríveis estão para surgir. ;)
Com um abraço,
Anna Martino,
diretamente do escritório da Dame Blanche